A pandemia levou a Igreja a abrir-se às mídias sociais

WhatsApp Image 2020-07-19 at 20.11.02Um fenômeno relativamente recente que está a cada dia mais presente em nossas vidas é a internet e as mídias sociais. Facebook, Instagram, Twitter e YouTube têm se tornadonomes muito familiares aos nossos ouvidos, sobretudo, neste tempo de isolamento social em virtude da pandemia da Covid-19. E como não poderia ser diferente, chegou a vez da Igreja render-se definitivamente a esse novo jeito de evangelizar.

São João Paulo IIjá chamava a atenção para esse acontecimento quando, por ocasião do 32º Dia Mundial das Comunicações Sociais, destacou a internet como “um novo lugar de proclamação do Evangelho” e admitiu que a Igreja sentia a necessidade de abrir-se às revoluções de cada tempo e acolher as novidades do Espírito Santo. Com o Papa Emérito, Bento XVI, não foi diferente e continua agora, com o Papa Francisco que é um fenômeno nas redes sociais. Suas celebrações na Praça São Pedro completamente vazia foram assistidas por todo planeta, no momento exato que aconteciam, além do vídeo do Papa, lançado mensalmente e onde ele faz ressoar sua voz profética sobre os assuntos que considera serem os grandes desafios do mundo atual.

Se a preocupação há um tempoatrásera de que a internet ao mesmo tempo que aproximava as pessoas, também as distanciava, o momento agora é de utilizá-la para promover o encontro, criar redes de solidariedade, trocar conhecimentos e valorizar as relações. E em nossa Diocese não tem sido diferente. As equipes da Pastoral da Comunicação têm se esmerado na transmissão das missas e demais celebrações, uma maneira de sentirmo-nos mais próximos, em comunhão. A transmissão feita pela PasCom da Jornada de Oração pela Santificação do Clero, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, realizada nas sete foranias da Diocese alcançou a incrível marca de 57 mil visualizações (https://www.youtube.com/watch?v=qY5Ts83f9q0).

E não é somente isso! Muitas outras iniciativas estão acontecendo. Antes da pandemia o WhatsApp já era utilizado para envio da reflexão do Evangelho de domingo feita por Dom Pedro, nosso Bispo Diocesano, com um grande alcance dentro e fora do território da Diocese da Campanha. Hoje,a paróquia de São José, em Itamonte, através de uma equipe formada pelo Cônego Wanderley, Pe. José Roberto, o seminarista Elias e os leigos, Marília e Gerson,enviam diariamente, também pelo WhastApp, a meditação do Evangelho do dia, a exemplo de outras paróquias.

Semanalmente, às quintas-feiras, acontecem as lives “Sobre a mesa” com o estudo dos documentos do Papa Francisco,com mediação do coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Jean Poul Hansen e a participação de variados convidados. Excepcionalmente, na semana passada, falou-se sobre o racismo, uma verdadeira aula de cidadania e respeito.

E tem mais! A Pastoral Familiar criourecentemente um canal no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=3Q8Hj2HdGpQ) e vai promover a Semana Nacional da Família, de forma a ficar mais próxima das nossas famílias; a Pastoral da Saúde e Pastoral da Pessoa Idosa têm realizado acompanhamento remoto aos enfermos e idosos, respectivamente, através do telefone;a Pastoral Catequética, além de manter um perfil no Facebook (https://www.facebook.com/catequesedacampanha), tem se articulado em diversos grupos do WhatsApp, promovido lives de formação e nestes dias, reuniões por foranias através do GoogleMeet; lives com os grupos de canto têm sido realizadas pelas paróquias diretamente das igrejas; reza do terço são acompanhadas por centenas de pessoas diariamente; Equipes de Nossa Senhora e círculos do Encontro de Casais com Cristo têm feito suas reuniões online, assim como outras pastorais. Até mesmo as casas de formação presbiteral têm usado estes novos meios de comunicação para a formação e o acompanhamento dos seminaristas. De todo canto da Diocese surgem novas e boas iniciativas.

No entanto, a mais importante de todas elas, que alimenta a fé de inúmeras famílias de nossa diocese é disponibilizada nas redes sociais para ser realizada em família. Trata-se do roteiro catequético-celebrativo “O dia do Senhor em família”, proposta de celebração dominical produzida em nossa Diocese para ser feita em cada Igreja Doméstica de seu vasto território. A princípio, o roteiro é disponibilizado no blog (www.odiadosenhoremfamilia.blogspot.com) e depois, nas diversas páginas do Facebook, enviado em grupos e redes de transmissão do WhatsApp, de movo a alcançar a todos os diocesanos e ainda outros fora da nossa diocese.

Se nesse tempo as igrejas estão fechadas, organizando-se para em breve começarem a receber as pessoas com todos os cuidados, a Igreja está dentro das casas e esse é o grande trunfo das mídias sociais: não estamos juntos, não temos sentido o contato, o abraço, o olhar, mas estamos mais próximos do que nunca, buscando encontrar sentido nesse tempo especial de tristeza e privações, mas também de oportunidade para nosso crescimento como seres humanos, sujeitos da história e filhos muito amados que depositam suas esperanças em Deus, nosso Pai.