PRIMEIRA GRANDE SESSÃO DA 5ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL É REALIZADA EM TRÊS CORAÇÕES

capa

“Se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os que a constroem.” (Sl 127,1)

Prosseguindo a caminhada da 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral, os delegados de cada paróquia, os coordenadores e delegados das forças vivas da Diocese, juntamente com os padres e o nosso Bispo, estiveram reunidos durante o sábado, 07 de março, para a Primeira Grande Sessão, no Centro Diocesano de Pastoral, em Três Corações. Nessa etapa deu-se a recepção do “Ver” e do “Iluminar”, que constituirão os primeiros capítulos do nosso Plano Diocesano de Pastoral. Foi também momento oportuno de reflexão para o próximo passo, isto é, a composição do “Agir”.

O dia começou com o Ofício da Manhã, momento de profunda oração que preparou a todos para acolher a graça de Deus sobre os presentes. Os trabalhos do dia foram abertos por Dom Pedro Cunha Cruz, que recuperou os pontos fundamentais das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, que são o fruto amadurecido das reflexões da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em suas palavras, Dom Pedro destacou que todo planejamento pastoral deve estar enraizado em Jesus Cristo, e que as atuais Diretrizes são essencialmente cristocêntricas e missionárias.

Em seguida foi apresentado o capítulo primeiro do 5º Plano, momento conduzido por Tadeu Pires, do Grupo de Assessores Diocesanos, que em sua exposição abordou as luzes e as sombras, as demandas e os discernimentos ainda necessários, elementos fundamentais para o “Ver” de nossas diretrizes diocesanas. Ainda pela manhã, Padre Jean Poul Hansen, Coordenador Diocesano de Pastoral, explanou o segundo capítulo, o “Iluminar”, dando a conhecer de modo mais detalhado a estruturação das Diretrizes da Igreja no Brasil, a partir da imagem da Igreja como casa de portas sempre abertas, que acolhe aqueles que nela entram a partir da Iniciação à Vida Cristã e que impulsiona os batizados a saírem testemunhando o Evangelho, realizando sua dimensão missionária. Também foram trabalhados os quatro pilares que sustentam essa casa, tal como são definidos nas Diretrizes Gerais: a Palavra, o Pão, a Caridade e a Missão. Antes do intervalo para o almoço, Padre Jean sugeriu que o tempo livre até a retomada dos trabalhos na parte da tarde fosse oportunidade de discussão entre todos os participantes, a partir da proposta de estabelecer uma única prioridade para a Diocese da Campanha, que se desdobraria em quatro prioridades para cada paróquia, atendendo aos quatro pilares mencionados, e em duas prioridades para cada uma das forças vivas, na dinâmica das dimensões da Iniciação à Vida Cristã e da Ação Missionária, pontos cardeais do de nosso atual contexto eclesial.

O quarto momento aconteceu no início da tarde, com o objetivo de dar os primeiros passos na direção do “Agir”, que será concluído na próxima etapa, após as assembleias nas paróquias, na Segunda Grande Sessão da Assembleia Diocesana de Pastoral. Em sua reflexão, o Coordenador Diocesano de Pastoral ponderou a exigência que brota das Diretrizes Gerais de centrar-se sobre as “Comunidades Eclesiais Missionárias”, e abriu a palavra para a partilha dos representantes paroquiais, que puderam discutir o melhor modo de estruturar as prioridades do 5º Plano Diocesano de Pastoral. Após ouvir as diversas contribuições, Dom Pedro apresentou uma síntese das proposições a partir das definições encontradas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, que foi acolhida por todos como expressão fiel dos anseios compartilhados. Assim, inspirada pelo Espírito do Senhor, a Igreja da Campanha, povo de Deus a caminho, unida a seu legítimo Pastor, assumiu uma única prioridade da ação evangelizadora para o período 2020-2024: as “Comunidades Eclesiais Missionárias”, e um objetivo comum: “Consolidar o comprometimento e a participação de todos na vida e na missão da Igreja”. A proposta, submetida à votação foi unanimemente aprovada, com alegria e entusiasmo.

Depois dos encaminhamentos finais, todos os presentes puderam render o seu louvor à Trindade Santa através do canto de agradecimento, momento orante que foi concluído com a bênção do Senhor Bispo, que assim enviou cada um dos presentes para o prosseguimento dos trabalhos dessa 5ª Assembleia em suas comunidades, encerrando assim a Primeira Grande Sessão, na certeza de que, em meio a luzes e sombras, tudo é graça se Deus nos conduz.

Edson Cassiano Lopes - Comunidade Teológica Senhora do Carmo

Fotos: Bruno Henrique