COMISE DIOCESANO DA CAMPANHA RENDE GRAÇAS PELOS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA

capaCelebrando as alegrias do Mês Missionário Extraordinário, na noite dessa segunda-feira (28/10), reunimo-nos todos os seminaristas, das três etapas de formação - propedêutica, discipular e configurativa - para render graças a Deus pelos 15 anos do Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE). Presidiu a missa o senhor bispo diocesano, D. Pedro, e concelebraram os reitores das três casas de formação. Ao final da celebração, proferi uma mensagem de ação de graças, que poderá ser lida na íntegra a seguir. Logo em seguida, nos confraternizamos em um jantar; momento em que partilhamos mais um pouco da vida e da caminhada vocacional e estreitamos os laços com aqueles que, com a graça de Deus, serviremos como padres à Igreja diocesana da Campanha.

“Exmo. e Revmo. Dom Pedro, nosso pastor diocesano e formador primeiro dos futuros colaboradores do ministério que exerce na Igreja, Revmos. Pe. Wendel, Pe. Edinho e Côn. Sérgio, nossos formadores e companheiros neste caminho de discernimento vocacional e preparação para a missão de presbíteros da Igreja Campanhense. Estimados irmãos de caminhada, das três etapas da formação, que na verdade têm um só e mesmo objetivo: formar verdadeiros e bons pastores para a Igreja, segundo o Coração de Cristo.

Com o coração pleno de alegria nos reunimos neste início de noite – e me manifesto em nome de todo o COMISE com estas palavras – para render graças a Deus pelos 15 anos da existência do Conselho Missionário dos Seminaristas. E essa ação de graças se dá na oração por excelência da Igreja, a Santa Missa. Apresentamos, diante do altar do Senhor, a vida de tantos seminaristas de nossa diocese que se dedicaram a esse Conselho, que não tem outra missão senão fomentar a oração, a formação e a ação missionárias dentro do seminário, de modo que, nos dizeres do Papa Pio XI na Rerum Ecclesiae (n.9), “não exista um só clérigo em que não arda este sagrado fogo da caridade pelo apostolado missionário”.

Rendemos graças, porque nestes 15 anos o COMISE colaborou em muito para que vários seminaristas da nossa diocese desenvolvessem essa consciência e se dedicassem para que a natureza missionária da Igreja à qual queremos servir fosse sempre recordada, trazida de novo ao coração, onde o próprio Deus chamou e continua a chamar jovens corajosos para uma oferta generosa de suas vidas. Isso se comprova na vida e no exercício do ministério de vários padres que nos dão testemunho de amor a Deus e à Igreja, de tantas formas: no atendimento cuidadoso dos paroquianos confiados a si; na caridade discreta aos mais necessitados; na celebração zelosa dos sacramentos, dons de Deus confiados à custódia da Igreja, dos quais são dispensadores; na dedicação para com os trabalhos pastorais a níveis paroquial, forâneo e diocesano, fruto da consciência de que só se é padre para a Igreja, nunca para um grupo isolado; na acolhida, direção espiritual e amizade com os seminaristas e outros sacerdotes; entre tantas outras posturas que nos vêm à memória e revelam a profunda experiência de Jesus Cristo que fizeram e fazem no serviço. E cada testemunho missionário desses aumenta a responsabilidade de cada um de nós que percorremos esse caminho formativo. Mostra-se necessária a conversão constante de nossas posturas, de modo que sejamos de fato outros Cristos no serviço à nossa amada e mais que centenária Igreja diocesana; conversão que esses padres exemplares também têm a consciência de precisarem, afinal, nós nunca estaremos prontos.

Rendemos graças também pelas paróquias que nos recebem ordinariamente para a missão semanal, onde de fato nos encontramos com as diversas realidades da Igreja. Lá somos chamados a conhecer, acompanhar e fortalecer a esperança do nosso povo, que tanto nos ensina também por meio do testemunho de oferta do que tem e do que é para que a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo sejam conhecidas e amadas, mesmo quando enfrentam desafios. Lá também somos chamados a desenvolver o amor tão necessário para que tenhamos em nós um coração como o do Senhor.

Agradecemos a Deus também pelas mais de 20 paróquias que já nos receberam em missões extraordinárias: por ocasião da criação de novas paróquias, da preparação para ordenações, da missão de férias, das Santas Missões Populares ou mesmo do reavivamento da ação missionária paroquial. Tantas comunidades e famílias desses lugares trazemos no coração e nas orações, porque nos marcaram com o amor de Deus, que fomos anunciar e testemunhar! E, sem sombra de dúvidas, no coração e nas orações de tantas dessas mesmas famílias e comunidades somos levados, porque viram nos seminaristas a verdadeira intenção e a devida abertura à graça da Deus, que é sempre gratuita em nosso favor. Essa relação à distância por meio da oração é sinal de que o próprio Deus, que nos chama, coloca pessoas no nosso caminho para serem intercessoras por nós, e que não estamos abandonados à sorte quando nos dispomos a ir segundo a providência divina, como verdadeiros missionários.

Somos ainda gratos a Deus pelas experiências mais contínuas que temos feito neste ano em comunidades específicas, como as comunidades de Campanha, que têm a presença dos propedeutas e filósofos, a São Brás, no bairro onde está localizada a COTESC, a Fazenda da Esperança, em Pouso Alegre. Esses contatos têm levado os seminários da nossa diocese a compreenderem que fazer missão não é visitar esporadicamente, mas criar processos, percorrer caminhos conjuntamente. Quanto crescimento podemos ver nesses caminhos que temos percorrido, fruto da disposição à moção do Espírito!

Louvamos a Deus por todo o préstimo a nós, seminaristas, que como o publicano no Evangelho de ontem reconhecemos nossa pequenez e indignidade, e que mesmo assim recebemos tantas graças que temos o dever de fazer frutificar. E elevamos esse louvor celebrando a festa litúrgica dos apóstolos São Simão e São Judas Tadeu: aqueles que fizeram a experiência do Crucificado-Ressuscitado e espalharam a Boa Notícia do Senhor por onde passaram. Eis a missão de todos nós, que deve ser recordada constantemente pelo COMISE. Assim é que pode continuar, por muitos e muitos anos, colaborando na missão de nossos seminários de formar pastores com o coração ardente pela missão e pelo apostolado.

Por tão grande testemunho e intercessão dos apóstolos celebrados hoje, reforçamos a prece feita na oração da coleta: que a Igreja cresça e acolha sempre mais novos fiéis; e que sejamos nós, seminaristas, padres e bispo, novos fiéis diariamente, alimentados pela Palavra de Deus e pela Eucaristia que recebemos.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Sandro Araujo, seminarista coordenador do COMISE,

28 de outubro de 2019.

 

Sky Bet by bettingy.com