Comissão de Educação se reúne em Campo Belo para avaliação e planejamento

materia1Os membros da Comissão de Educação do Regional Leste 2, Padre Edecildo Prado da Silva, Padre Júlio César Rezende, da Pastoral da Educação, e Ismael Deyber Oliveira Silva, da Pastoral Universitária, reuniram-se com o bispo referencial Dom Pedro Cunha Cruz, bispo da Diocese de Campanha, no último sábado, dia 26 de outubro, no Convento dos Padres Crúzios, na cidade de Campo Belo. O objetivo da reunião foi avaliar a caminhada da Comissão no último quadriênio, na perspectiva dos frutos e avanços dos trabalhos realizados, assim como dos desafios mais significativos enfrentados.

A Pastoral da Educação e a Pastoral Universitária percorreram no último quadriênio um importante itinerário de sensibilização e articulação de seus trabalhos nas (Arqui)Dioceses do Regional, identificando lideranças em atuação, assim como preparando novas lideranças para o trabalho pastoral no âmbito da educação, através de cursos de formação e atualização e troca de experiências das práticas pastorais. Entretanto, embora tenham realizado um esforço que possibilitou maior abrangência da ação pastoral, apontou-se como um desafio comuma necessidade de atingir às (Arqui)Dioceses onde os trabalhos ainda não estão organizados, o que se evidenciou como uma prioridade para os próximos anos.

Nessa perspectiva, foi ressaltada a pertinência da opção preferencial pelo trabalho junto às Províncias Eclesiásticas, que foram eleitas como polo de encontro para a troca de experiências e a formação das lideranças para a atuação nas pastorais. Dessa maneira, como princípio de atuação para o ano de 2020, foram traçados objetivos e propostas de reforço a essa atuação por Províncias, impulsionando o trabalho junto às (Arqui)Dioceses com sensibilização e presença, seguindo diretrizes de trabalho presentes nos Estudos e Documentos da Igreja no Brasil, procurando dar ressonância aos caminhos apontados pelo Papa Francisco, como no trabalho com o tema do Humanismo.