Dom Diamantino é nomeado membro da Comissão Especial da CNBB para a causa dos santos

WhatsApp Image 2019-09-20 at 15.44.33O bispo emérito da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, OFM, foi nomeado nesta quinta-feira (19/09/2019), membro da Comissão Especial da CNBB para a Causa dos Santos.

A nomeação foi feita pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG).

Também vão compor a comissão, o presidente, Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal (RN), e Dom Giovanni Crippa, IMC, bispo da Diocese de Estância (SE). Como assessor, foi escolhido o Pe Leonardo José de Souza Pinheiro, da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG).

A nomeação é fruto do reconhecimento dos encaminhamentos dados por Dom Diamantino, enquanto bispo diocesano da Campanha, aos processos de beatificação dos hoje Beatos Nhá Chica e Pe. Victor e dos servos de Deus Madre Tereza Margarida do Coração de Maria ("Nossa Mãe"), OCD, e Dom Othon Motta.

A Comissão Especial para a Causa dos Santos tem como finalidade o acompanhamento dos processos de canonização e beatificação que já estão em andamento na Cúria Romana, na Congregação para a Causa dos Santos e, ao mesmo tempo, oferecer subsídios para as dioceses que desejam introduzir novas causas. Outra atribuição da Comissão é a formação de pessoal que possa acompanhar este serviço nas Igrejas locais.

Desejamos a Dom Diamantino profícuo serviço à Igreja do Brasil que, segundo o Papa João Paulo II em Florianópolis, "precisa de santos".