COMIDI REALIZA FORMAÇÃO PARA O MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO

capa

Nos dias 31 de agosto, 1º e 15 de setembro aconteceu nas sete Foranias a Formação para o Mês Missionário Extraordinário, em outubro próximo, convocado pelo Papa Francisco no ano passado. O mês de outubro já é dedicado anualmente às missões pela Igreja no Brasil, no entanto, visando “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral” o papa proclamou outubro de 2019 como o mês missionário no mundo inteiro.

Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o Mês Missionário Extraordinário o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. O objetivo deste mês está em sintonia com a solicitude pastoral do Papa Bento XV na Maximum Illud que completa 100 anos e a vitalidade missionária expressada na Evangelii Gaudium: “A ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG 15). Trata-se de “pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém” (Reunião do Comitê diretivo do CELAM, Bogotá, 7 de setembro de 2017).

A formação foi realizada por membros do COMIDI – Conselho Missionário Diocesano, dentre as atividades programadas para esse Ano Missionário em preparação ao Mês Extraordinário. Na ocasião, entregaram o material missionário enviado pelas POM – Pontifícias Obras Missionárias e a Carta aos Padres, com informações importantes sobre a Grande Concentração Missionária do dia 27 de outubro, em Varginha no VTC.

Cerca de 350 pessoas participaram representando as Foranias, quando o ardor missionário foi sentido nos participantes que atentos, acompanharam o estudo do resumo do Guia Missionário e se comprometeram a motivar nas suas paróquias de origem, a Grande Concentração em outubro que já está sendo preparada a pleno vapor. Na última semana, uma força-tarefa foi montada em Varginha com membros do ECC, ENS e Cursilhos que ficará responsável pela infraestrutura do encontro. A equipe organizadora também se reuniu com o Pe. Daniel Menezes Fernandes, assessor da Pastoral Litúrgica para combinar os detalhes da celebração eucarística que abrirá o evento, sob a presidência de nosso bispo diocesano, Dom Pedro.

Não fique de fora, procure o escritório paroquial, pergunte ao padre, convide as forças vivas da sua paróquia para que a culminância do Mês Extraordinário Missionário possa significar um tempo de missão continuada em toda nossa Diocese.

Clique aqui para acessar a Carta aos Padres!

COMIDI