PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE POUSO ALEGRE FORMA UMA COMISSÃO MISSIONÁRIA

capaNo dia vinte e quatro de agosto, no Salão Paroquial da Paróquia São João Batista, em Pouso Alegre-MG, aconteceu a reunião da Comissão Missionária da Província (COMIPRO), com a presença de representantes das Dioceses da Campanha, Guaxupé e da Arquidiocese de Pouso Alegre, para avaliação do I Congresso Provincial Missionário ocorrido no mês de maio, no Centro Diocesano de Pastoral, em Três Corações.

Os próprios participantes do congresso fizeram a avaliação a partir de três perguntas: O que foi bom? O que poderia ser melhor? O que vai mudar na sua ação missionária a partir de agora? Das coisas boas, o destaque para a alegria, atenção e entusiasmo para prosseguir na missão; o trabalho e entrosamento das dioceses que, ainda que enfrentem situações diferenciadas, buscam o mesmo objetivo; o testemunho dos padres que participaram de missões em outras regiões; a troca de ideias; a presença dos Bispos e do Cônego Wilson, representando o Arcebispo e as palestras ministradas pelos Pe. Jean Poul e Pe Patrick, da Diocese de Luz, hoje Secretário de Campanhas da CNBB.

Algumas dificuldades foram relatadas e sugestões apresentadas, dentre elas, maior presença do clero e de lideranças paroquiais; local com melhor acessibilidade; dinâmicas; maior espaço de conversa, animação e oração. Todos os participantes do congresso foram unânimes em dizer que levariam o aprendizado para suas paróquias e para o coração das pessoas visitadas; entenderam que missão é processo e não evento; da necessidade de inserir os jovens nas missões e da melhor compreensão da missão permanente.

Das propostas apresentadas, a Comissão Provincial aprovou o seguinte: as ações serão executadas com a realização de assembleia, congresso e missões populares, assim, aconteceu a I Assembleia em 2018, o I Congresso em 2019 e em 2020 acontecerá missões populares com os participantes do congresso e lideranças diocesanas, ficando agendadas para os dias 22, 23 e 24 de maio, do próximo ano, na Diocese de Guaxupé, e assim, alternando sucessivamente cada ano uma atividade em uma diocese da Província. Toda essa articulação será feita pelos COMIDIs.

Foram então marcadas as próximas reuniões do COMIPRO e definida a coordenação da comissão, assim composta: Diácono Douglas (Diocese da Campanha) o Coordenador, Sr. Renato Coutinho (Diocese de Guaxupé) Vice-coordenador e Fernanda Machado (Arquidiocese de Pouso Alegre) secretária. Dentre os compromissos da coordenação, estão: manter o contato com todos da Comissão; divulgar materiais, notícias, iniciativas e partilhas; acompanhar a caminhada dos COMIPAs (Conselhos Missionários Paroquiais) e fazer um trabalho de inclusão dos jovens.

Mais um importante passo foi dado na caminhada comum da Província, que Deus abençoe o trabalho da comissão e de todos os missionários das três dioceses.