CODIPA AMPLIADO FAZ REUNIÃO NO CENTRO DIOCESANO DE PASTORAL

WhatsApp Image 2019-08-06 at 17.54.48 1No último sábado, dia três agosto, o CODIPA - Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado reuniu-se no Centro Diocesano de Pastoral, em Três Corações-MG, com a presença de Dom Pedro Cunha Cruz, nosso bispo, Pe. Jean Poul Hansen, coordenador diocesano de pastoral, demais assessores e coordenadores das Pastorais, Movimentos e Associações.

A pauta foi extensa e a reunião teve início pontualmente às 9h com a Oração Vocacional, logo após, o Pe. Alex José Adão fez uma partilha sobre a acolhida das famílias venezuelanas na sua cidade, Carvalhos, assim como em outras cidades da nossa Diocese e das outras dioceses da Província Eclesiástica de Pouso Alegre. Disse que até o momento dezessete famílias e doze homens solteiros foram acolhidos e estão devidamente instalados. Para surpresa e alegria de todos, ele informou que outras cidades estão se preparando para receber novas famílias, citando o exemplo de Alfenas, da Diocese de Guaxupé.

O coordenador de pastoral fez a acolhida dos novos membros do CODIPA, os assessores da IAM – Infância e Adolescência Missionária e do Apostolado da Oração, respectivamente, os estagiários Douglas Hilário Vieira e Allysson Luiz Paganelli Lage.

Falou-se da peregrinação da Cruz Missionária que está acontecendo por toda Diocese, que tem sido bem recebida pelo povo em geral, com missas participativas, reza do terço e muito ardor missionário, em preparação ao Mês Missionário Extraordinário, em outubro, quando nossa Diocese fará uma Grande Concentração Missionária no VTC,em Varginha, no último domingo, dia 27. Cada paróquia enviará cinquenta pessoas para esse momento.

A seguir tratou-se do Caminho da 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral – 1º Passo – VER. Pe. Jean comunicou que as paróquias realizaram a reunião com os CPPs e apenas três paróquias ainda não enviaram as atas. Também as Foranias realizaram a reunião do clero e dos delegados, essa com assessoria do GRADI, no entanto, das coordenações diocesanas, apenas a Pastoral Catequética, Juventude, Pessoa Idosa, Surdo, Vocacional, Familiar e os MESC enviaram a ata, sendo necessário estender o prazo até o dia 30 de setembro para que todos possam participar desse processo de construção do 5º Plano Diocesano de Pastoral.

Foi entregue aos presentes a Carta ao Povo de Deus, fruto das reflexões da III Semana Provincial de Liturgia que aconteceu na cidade de Passos-MG, cujo tema foi “Os Sacramentos do serviço da comunhão e liturgia”.

Seguindo a pauta, Pe. Jean reforçou a convocação para a Romaria Diocesana à Aparecida-SP, no próximo sábado, dia 10 de agosto, quando faremos a reza do terço junto ao trono de Nossa Senhora de Fátima às 7h30 e missa no altar da Basílica às 9h, assim como para a formação sobre o Mês Missionário Extraordinário que será feita nos dias 31/08 ou 01/09 nas Foranias, com a participação de cinco pessoas por paróquia, em local e horário a ser definido pelos Vigários forâneos e divulgado posteriormente.

O Estagiário Douglas fez o convite para sua Ordenação Diaconal, juntamente com os demais seminaristas: Bruno, Allysson, Fábio e Leandro, no dia 17 de agosto, às 9h, na basílica menor de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Rio Verde-MG.

Pedro, coordenador da Catequese, falou que o dia do Catequista será comemorado no dia 25 de agosto com a Jornada da Catequese, em Campanha, com a participação de dez catequistas de cada paróquia e as informações serão encaminhadas à secretaria de pastoral que as repassará às paróquias.

Finalizando a pauta, Pe. Jean Poul lembrou que é hora de começar a pensar no Planejamento e Calendário Pastoral 2020, que deve ser encaminhado à secretaria de pastoral impreterivelmente até o dia 24 de novembro.

Dada a palavra a Dom Pedro, nosso bispo fez algumas comunicações, falou do retiro das Novas Comunidades ocorrido no Centro Diocesano de Pastoral no final de semana anterior, das palavras que dirigiu aos coordenadores; motivou as pastorais, movimentos e associações a participarem do processo da 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral, falando da necessidade do aggiornamento do nosso plano, agora sob as luzes das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Falou especialmente à Pastoral da Ecologia, lembrando da necessidade de uma atuação ativa da pastoral, de abrangência diocesana, em resposta aos tempos atuais.

Na palavra livre, vários assessores e coordenadores tiveram a oportunidade de falar de suas atividades, tiraram dúvidas com a coordenação de pastoral, enfim, foi uma boa reunião. Trabalhar em sintonia, fazer acontecer a tão sonhada pastoral de conjunto não é fácil, precisa do esforço e dedicação de todos, mas, estamos a caminho, com a graça de Deus e as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Nossa Diocese.

Secretária Diocesana de Pastoral

Fotos: Élcio Marçal Braz