PADRES, SEMINARISTAS E FUTUROS DIÁCONOS PARTICIPAM DE ENCONTRO PROMOVIDO PELA COMISSÃO DE LITURGIA DO LESTE II DA CNBB

WhatsApp Image 2019-07-25 at 11.15.57 1O Regional Leste II da CNBB, através da Comissão para a Liturgia, realizou a terceira edição do encontro com seminaristas do 4º ano de teologia, diáconos transitórios e presbíteros com até 1 ano de ordenação. O mesmo aconteceu na cidade de Belo Horizonte, no Convivium Emaús, espaço que abarca diversas instalações, dentre eles o Seminário Arquidiocesano.

Durante os dias 22/07 e 25/07 os participantes refletiram sobre “Os Desafios da Iniciação Cristã para os futuros Ministros Ordenados”. O Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin, e Padre Vanildo Paiva, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) foram os assessores principais do evento. Ambos trouxeram perspectivas inovadoras sobre o processo de iniciação cristã para adultos.

Padre Vanildo trouxe uma leitura do documento 107 da CNBB. O material oferece novas disposições pastorais para a iniciação à vida cristã, presente nas Diretrizes desde 2011. Dom Leomar apresentou os quatro tempos do processo: pré-catecumenato, catecumenato, iluminação ou purificação e mistagogia. Através deles, salientou a importância do ministro como principal celebrante dos mistérios sagrados.

Por fim, os momentos de convivência e formação fortaleceram-nos a enxergarmos a comunidade como casa, recordando as atuais DGAE. Uma casa com portas abertas, que alimenta-se do ensinamento dos apóstolos, a comunhão de vida, a fração do pão e as oração. Uma Igreja construída sobre pilares como a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária.

Flávio Henrique Ribeiro - 4° ano de Teologia