ENCERRAM OS TRABALHOS DA ASSEMBLEIA DOS BISPOS DO REGIONAL LESTE 2 DA CNBB

capa(Arce)Bispos, Bispos Diocesanos, Bispos Auxiliares, Padres e coadjutores participaram na manhã desta quinta-feira, 06 de junho, da Celebração Eucarística pelo encerramento da Assembleia Anual do CONSER Leste 2. A Missa foi presidida pela nova presidência do Regional Leste 2 da CNBB, Dom José Carlos de Souza Campos, Dom Paulo Bosi Dal’Bó e Dom Geovane Luís da Silva.

Desde 03 de junho (Arce)Bispos e Coordenadores Diocesanos de Pastoral estiveram reunidos na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), discutindo importantes definições na caminhada de evangelização.

Durante sua homilia, Dom José Carlos agradeceu a Deus pelos dias de comunhão, estudos e articulações, principalmente pelos debates relacionados às questões socioambientais dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O novo presidente do Regional Leste 2 também solicitou aos Bispos que se cultive entre nós a cultura da prece. “Rezemos uns pelos outros”, pediu Dom José Carlos.

Assim ficou constituída a nova presidência do Regional Leste2  , Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), como secretário. A eleição foi realizada durante a Assembleia Anual CONSER Leste 2.

Dom José Carlos de Souza Campos - Bispo da Diocese de Divinópolis (MG) foi eleito o novo presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Paulo Bosi Dal'Bó - Bispo  da Diocese de São Mateus (ES) e referencial da Cáritas Estadual no Sub-Regional Leste 2, Província Eclesiástica do Estado do Espírito Santo foi eleito Vice-Presidente.

Dom Geovane Luís da Silva -  Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte eleito Secretário.

Secretário Executivo - Padre Roberto Marcelino de Oliveira foi reconduzido ao cargo de secretário executivo.

Além da presidência, mais sete Bispos foram eleitos para presidirem, de 2019 a 2023, as Comissões Episcopais de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB: nosso pastor, Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano da Campanha foi eleito para a Comissão Episcopal Pastoral para a Educação; Dom José Eudes Campos do Nascimento para a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude; Dom Messias dos Reis Silveira para a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Foram reeleitos: Dom Edson Oriolo dos Santos para a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família; Dom José Luiz Majella Delgado para a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia; Dom José Aristeu Vieira para a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e Dom Otacílio Ferreira de Lacerda para a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora.

Fonte: www.cnbbleste2.org.br

Encerramento-assembleia-10