BISPOS E COORDENADORES DE PASTORAL EM ASSEMBLEIA VISITAM BRUMADINHO

Conser-em-Brumadinho-21

A comunidade de Parque das Cachoeiras, em Brumadinho (MG), uma das atingidas pelo rompimento da barragem com rejeitos de mineração da Vale, no início deste ano, recebeu a visita de 35 (Arce)Bispos e dezenas de Padres que integram o Regional Leste 2 (Minas Gerais e do Espírito Santo) da CNBB. A visita foi feita para promover um repensar e um reviver da memória para que não se apague os erros passados da caminhada diária.

Os (Arce)Bispos realizaram uma partilha e momento de oração com a comunidade e em seguida, se reuniram na Igreja São Judas, para um momento de celebração com os voluntários.

Pensando em agradecer as instituições e pessoas que prestaram valiosos serviços às vítimas do rompimento da Barragem Córrego do Feijão e a toda comunidade, o Regional Leste 2 homenageou e fez a entrega de placas de honra ao mérito.

Foram homenageados: O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, representado pelo Comandante Tenente Pedro Aihara; A Paróquia de São Sebastião, representada pelo Padre Renê Lopes e a voluntária e leiga Raquel Andrade. Além disso, houve um minuto de silêncio em memória às vítimas.

A Missa celebrada pelo Arcebispo Dom Walmor, presidente da CNBB, na Igreja Matriz São Sebastião, no Centro de Brumadinho, concluiu a visita.

Pe. Jean Poul Hansen, coordenador de pastoral da Diocese da Campanha partilhou a seguinte reflexão: "Pelos nossos mortos não pedimos apenas um minuto de silêncio, mas uma vida de luta" (Uma jovem da Com. São Judas, do Parque da Cachoeira, atingida pela lama da Barragem do Fundão, em Brumadinho).

"Eu quero que todos gritem por Brumadinho, pois eu me arrependo de não ter gritado por Mariana" (uma jovem senhora de Brumadinho que perdeu a irmã soterrada pela lama e cujo corpo ainda não foi encontrado).

"Esta terra, que chamamos Brumadinho, esta terra que chamamos Minas Gerais, esta terra que chamamos Brasil não é de uma empresa nem de um grupo econômico. Esta terra é do povo, do seu povo" (Dom Walmor, presidente da CNBB, na missa em Brumadinho).

"Que a benção de Deus chegue ao coração dos gananciosos para que aconteça a conversão" (Dom Irineu Andreaza, na benção dada ao povo, junto à lama da morte no Parque da Cachoeira).

Com estas quatro frases resumo um dia duro e inesquecível, de visita a Brumadinho, junto com os bispos e coordenadores de pastoral do regional Leste 2 (MG e ES) da CNBB, dentro da programação da Assembléia do CONSER (Conselho Episcopal Regional). Foi intenso como um retiro. Muita emoção pela dor compartilhada. Choro engasgado a todo momento. O que faz a ganância do ser humano? Mata. Mata outros seres humanos. Mais de 270 mortos e 24 corpos ainda não encontrados. Todos chamados pelo nome. Mata a mata e os animais. Destrói tudo o que encontra pela frente. Sepulta na lama da morte vidas, sonhos, conquistas. Em 2015, o CONSER visitou Bento Gonçalves, em Mariana. Hoje, visitamos Brumadinho. Que nunca mais ninguém tenha que visitar qualquer outro povo atingido por tamanha tragédia-crime”.

BISPOS E COORDENADORES DE PASTORAL EM ASSEMBLEIA VISITAM BRUMADINHO