CONSELHO EPISCOPAL DE PASTORAL DO LESTE 2 SE REÚNE EM BELO HORIZONTE - MG

Conser Leste2 1Os bispos de Minas e do Espírito Santo estão reunidos em Belo Horizonte, de 3 a 6 de junho, para a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB – CONSER. Nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz participa juntamente com o padre Jean Poul Hansen, coordenador diocesano de pastoral.

A Assembleia teve início com a Santa Missa no dia 03 e segue promovendo momentos de reflexão e partilha entre os 35 (Arce)Bispos presentes e os Coordenadores Diocesanos de Pastoral. Na tarde da terça-feira, dia 04, os participantes tiveram a oportunidade de contemplar a beleza natural do jardim e da horta da Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, onde acontecem os trabalhos da Assembleia.

Foi exposto a importância de realizar atividades pensando coletivamente, para que as ações não afetem o ecossistema de maneira negativa. Para promover maior reflexão sobre o tema, duas questões foram propostas para discussão entre os grupos separados por Províncias Eclesiásticas, sendo: quais são as questões socioambientais em sua Igreja Particular e o que sua (Arqui)diocese tem realizado diante dessa situação? Que luzes teológicas e pastorais nos oferecem a Laudato Si para promovermos a ecologia integral?

As Províncias Eclesiásticas apresentaram uma síntese das respostas a todo o grupo e partilharam experiências bem sucedidas no plenário. Dentre algumas respostas, pode-se destacar as questões socioambientais que as (Arqui)Dioceses têm promovido em decorrência do rompimento de barragens, a contaminação das águas nos rios de água doce e a falta de se trabalhar a consciência ecológica em um cenário que boa parte da população não tem conhecimento. Nesse sentido, nossa Diocese realizou em 2017 o Seminário Diocesano do Cuidado com a Casa Comum que gerou uma carta diagnóstico enviada aos poderes públicos naquela ocasião, detectando os principais desafios e as iniciativas populares.

Nesta quarta-feira, dia 05, os (Arce)bispos visitam a comunidade de Parque das Cachoeiras, em Brumadinho.  A comunidade foi uma das mais atingidas pelo rompimento da barragem com rejeitos de mineração da Vale no início deste ano.  Às 16h, durante a visita, os bispos vão se dedicar à partilha e momento de oração com a comunidade, uma das mais atingidas pela lama. Em seguida, vão se reunir na Igreja São Judas, para um momento de celebração com os voluntários. A visita será concluída às 19h, com Missa celebrada pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, na Igreja Matriz São Sebastião, no centro de Brumadinho.

Fonte: CNBB Leste2