Seminário Propedêutico S. Pio X celebra 15 anos de fundação!

IMG 0004No dia 03 de maio de 2019, comemoramos os 15 anos de fundação do Seminário Propedêutico S. Pio X, Diocese da Campanha - MG.

Nos últimos 2 anos, o prédio da instituição foi amplamente reformado e, na conclusão das obras, foram confeccionadas as novas peças do oratório (altar, ambão, sédia e credência).

Para festejar os 15 anos da casa de formação e a conclusão de sua reforma, na última segunda-feira celebramos a solene de dedicação do novo altar do oratório de São Pio X.

Dom Pedro Cunha Cruz, nosso bispo diocesano, presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada por Dom Diamantino Prata de Carvalho (bispo emérito, responsável por criar o Seminário Propedêutico, no ano de 2004), pelo Pe. Edson Pereira de Oliveira (reitor do Seminário Diocesano N. Sra. das Dores) e pelo Pe. Wendel de Oliveira Rezende (reitor do Seminário Propedêutico S. Pio X).

Estiveram presentes seminaristas das 3 casas de formação presbiteral de nossa Diocese: Seminário Propedêutico S. Pio X, Seminário Diocesano N. Sra. das Dores e Comunidade Teológica N. Sra. do Carmo.

A celebração teve início às 18h e foi permeada pela beleza do rito de dedicação ao altar: aspersão, oração de bênção, unção, incensação e iluminação.

Após a comunhão eucarística, Pe. Wendel de Oliveira Rezende agradeceu a presença de todos e destacou a importância da data celebrada não apenas como memória, mas igualmente como esperança, já que o Seminário é o local do desenvolvimento das vocações segundo os desígnios do Cristo Bom Pastor.

Em seguida, foi feita a leitura e assinatura da ata da dedicação do altar, bem como o descerramento da placa comemorativa. Depois disso, o jantar festivo foi servido a todos os presentes.

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO:

Exmo. e Revmo. D. Pedro Cunha Cruz,

Nosso bispo diocesano,

Exmo. e Revmo. D. Diamantino Prata de Carvalho,

Nosso bispo emérito,

Revmo. Pe. Edson Pereira de Oliveira,

Reitor do Seminário Diocesano N. Sra. das Dores,

Caros seminaristas das 3 casas de formação de nossa diocese,

Nossa palavra de gratidão no dia de hoje é repleta de memória e esperança.

Memória pelos 15 anos do Seminário Propedêutico S. Pio X, completados no dia 03 de maio de 2019 e comemorados hoje, com esta celebração solene.

Gratidão pelo que somos e temos no momento presente, como resultado do esforço de muitas pessoas generosas de nossa amada Diocese da Campanha, responsáveis por manter nossas casas de formação pela oração e pela doação.

Gratidão a D. Pedro, nosso bispo, por tudo o que tem realizado pelo benefício e aperfeiçoamento da formação presbiteral, particularmente pela preocupação para com nosso Seminário Propedêutico e por todas as melhorias realizadas neste prédio nos últimos 2 anos.

Gratidão por todas as pessoas que se empenharam incansavelmente para a instalação desta casa, que já está em sua 16ª turma de formandos:

Gratidão a D. Diamantino que, fiel às orientações da Exortação Apostólica Pós-sinodal Pastores Dabo Vobis, pensou e concretizou, em nossa diocese, a etapa propedêutica como um período adequado de preparação para o Seminário Maior (cf. PDV, n. 62).

Gratidão aos padres formadores que trabalharam nesta etapa formativa: Pe. Marco A. Iabrudi Filho, Pe. Geraldo I. de Carvalho, Pe. Cézar A. Musa, Côn. Bruno C. D. Graciano, Pe. Carlos H. M. de Paiva, Pe. Reginaldo S. de Oliveira e Pe. Edson P. de Oliveira.

Gratidão aos muitos sacerdotes, colaboradores, funcionários, professores e profissionais especializados que prestaram seus valiosos serviços a esta casa de formação, alguns dos quais já se encontram na eternidade.

De saudosa memória, destacamos o nosso amado Mons. José Hugo Goulart e Silva, professor e diretor espiritual nesta casa, e a saudosa Prof.ª Maria Antônia Valladão Pires, dentre outros, eternizados em nosso coração.

Nossa gratidão também aos estimados seminaristas, razão de ser desta etapa formativa: os que se encontram atualmente no propedêutico, os das etapas do discipulado e da configuração, os que já se tornaram sacerdotes e os que seguiram outros rumos em suas vidas.

Nossa casa só tem vida porque vocês se dispuseram a trilhar este caminho formativo na presença do Cristo Bom Pastor. E como é gratificante vermos, com o passar dos anos, o desabrochar das vocações que, um dia, chegaram ao Propedêutico ainda tão pueris, cheias de vitalidade e sonhos.

Nunca percam a capacidade de sonhar e buscar a sua entrega a Cristo, à Igreja e aos irmãos, pois nisto reside a verdadeira felicidade.

Se o Seminário é, por excelência, a sementeira das vocações da Santa Mãe Igreja, a etapa propedêutica é o momento crítico e construtivo em que as sementes são retiradas de suas origens, de suas raízes familiares, sociais e religiosas, para serem plantadas no mudário do jardim de Deus.

Por isso, e justamente por isso, essa celebração não é apenas de memória e gratidão, mas principalmente de esperança.

Apesar dos inúmeros desafios da cultura presente e das limitações de cada um de nós, os responsáveis pelo processo formativo, sabemos que o Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, graças à sua prodigalidade, e com o pobre arrimo de nossa oração e do nosso empenho, fará sempre germinar santas e abundantes vocações sacerdotais neste solo tão abençoado e fecundo da nossa amada Diocese da Campanha.

Para todas elas, a etapa propedêutica continuará a ser, com a graça de Deus, ambiente seguro para o seu sadio desenvolvimento, sob a custódia do glorioso S. Pio X, o Papa da Eucaristia e da paz, criador de nossa centenária diocese.

A Deus, Senhor do tempo e da eternidade, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Pe. Wendel de O. Rezende