PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA PROMOVE ENCONTRO DA PASTORAL UNIVERSITÁRIA

WhatsApp Image 2019-05-06 at 14.58.45No dia 27 de abril, aconteceu o II Encontro de Articulação da Pastoral Universitária da Província de Pouso Alegre, na PUC-Poços de Caldas. O encontro contou com a presença de professores, assessores eclesiásticos e membros da Pastoral Universitária das três dioceses que compõe a nossa província (Arquidiocese de Pouso Alegre, Diocese de Guaxupé e Diocese da Campanha). No encontro, representando a nossa diocese, estavam: Padre Noel Vitor Gonzaga (assessor da Pastoral Universitária da Diocese da Campanha), Vinícios Fonsêca Costa (seminarista), José Lucas Marques (Varginha), Carol Leônidas (São Lourenço) e Gilson Gomes (São Lourenço). O tema que perpassou todo o encontro foi “O desafio de Educar ao Humanismo Solidário no âmbito universitário”.

O Documento 102 da CNBB “O Seguimento de Jesus Cristo e a Ação Evangelizadora no Âmbito Universitário”, apresenta a Pastoral Universitária por meio de seus três eixos de atuação pastoral: espiritualidade, reflexão e ação social solidária ou socioeducacional. A proposta do encontro foi partilhar experiências, fomentar o surgimento de novos grupos de Pastoral Universitária e refletir um dos eixos da Pastoral Universitária, a ação social solidária. O encontro contou com o auxílio da Professora Giseli Siqueira (PUC Minas), Padre Jose Augusto da Silva (Diocese de Guaxupé) e Ismael Delber Oliveira Silva (Secretário da Pastoral Universitária no Regional Leste II da CNBB).

Novos passos e avanços foram dados em nossa província eclesiástica. Para melhor articulação do próximo encontro (a ser realizado em 2021, com proposta de ser na Faculdade Católica de Pouso Alegre – FACAPA, em Pouso Alegre) foram eleitos o Padre Alexandre Nogueira, da Arquidiocese de Pouso Alegre, e Rosinei Papi Del Agnoli, agente de pastoral da PUC Minas em Poços de Caldas, como os referenciais na assessoria, articulação e formação em nossa província.

Seminarista Vinícius Fonseca