Encontro de formação da Pastoral Familiar propõe reflexão sobre a defesa da vida e da família

pastoral familiar CNBB 12"Em família defendemos a vida!", esse foi o tema abordado durante o Encontro de Formação promovido pela Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da CNBB em Belo Horizonte (MG). O evento contou com a presença de 180 pessoas,assessores eclesiásticos, Padres, Diáconos permanentes, casais coordenadores diocesanos, dois agentes do setor pós matrimonial de cada Arquidiocese, que acompanharam diversas conferências de temais atuais e pertinentes a família. O encontro foi realizado entre os dias 15 e 17 de março.

Os conferencistas do encontro foram:

1) "O desafio da família frente ao comportamento suicida e de automutilação" (Profª. Nadja Cristine - UFSJ)

2) "O cuidado centrado na pessoa" (Profº. Alexandre Ernesto - UFSJ)

3) "Defesa da Vida: olhares teológicos e políticas públicas para promoção das famílias” (Pe. Filipe Gouvêa - Arquidiocese de BH)

Segundo o casal coordenador, Sônia e Binho, a Pastoral Familiar do Leste 2 busca estar em sintonia com as orientações da comissão nacional de Brasília (DF). “Com esta formação foi possível trabalhar o tema de defesa da vida e o viés que precisamos refletir parar estarmos cuidando da vida no seio de nossas famílias”, afirmou Sônia.

Um dos conferencista do encontro, professor Alexandre Ernesto, falou um pouco sobre sua palestra e explicou que o cuidado é sempre centrado na pessoa. “É pensar que a dimensão do cuidado vai além da questão física do cuidar do outro, do ter que oferecer um remédio, curativo e dar cesta básica”, analisou. “No conceito de cuidado integral é pensar que a pessoa ter um nível de dor que não é só físico, a dor pode ser social, física que é a mais conhecida, psíquica, espiritual e social. E todas essas dores geram sofrimento”, completou.

“Então quando falamos de cuidado centrado na pessoa é cuidar de alguém que tem uma dessas dores e que eu tenho a necessidade de me sentir no ato da compaixão que não é só me colocar no lugar do outro, mas é me colocar em seu lugar e agir, transformando todo o contexto”, afirmou ainda o professor Alexandre.

O encontro de formação, que foi realizado na PUC Minas, Campus São Gabriel, se encerrou com uma Santa Missa realizada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte.

Assessoria de Comunicação - CNBB Leste 2