ARQUIDIOCESE DE BH NA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

10660130 282873841901639 3883300895724568841 nSetores da Arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com a PUC Minas, criam e divulgam vídeos para reflexão da Campanha da Fraternidade 2019.

Para dinamizar e animar a vivência da Campanha da Fraternidade de 2019, a Arquidiocese de Belo Horizonte – por meio dos Vicariatos Episcopais para a Ação Social e Política (VEASP) e para a Ação Pastoral (VEAP) – e a PUC Minas – por meio do Sistema Avançado de Formação (ANIMA), do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP) e do Observatório da Evangelização, produziu cinco vídeos que ajudarão a refletir sobre o desafiante tema das Políticas Públicas.

Esses vídeos destacam pontos importantes e necessários no que diz respeito às ações das Políticas Públicas, com um chamado ao compromisso transformador pela justiça social e pela luta por inclusão dos mais pobres e marginalizados. Tudo isso exige a cada cidadão a postura de assumir a defesa incondicional da dignidade da vida e a participar ativamente da construção de uma realidade sociopolítica e econômica que respeite e promova os direitos.

A Igreja Católica fez a escolha pelo tema das políticas públicas para a Campanha da Fraternidade 2019 em sua busca de bem concretizar a sua missão de evangelizar, pela prática libertadora de Jesus, a testemunhar-anunciar a boa notícia. Os cristãos, enquanto discípulos e discípulas de Jesus, não podem ficar indiferentes ou omissos diante dos sinais do tempo. Cada pessoa é convidada a dar atenção, ouvir, discernir e responder criativamente aos apelos e urgências da realidade social profundamente injusta e desigual, seja apoiando a luta dos movimentos populares, seja participando politicamente da construção coletiva de outra sociedade possível, fundada na prática da igual dignidade, da partilha fraterna, da economia solidária, da justiça social inclusiva, dos direitos humanos, do reconhecimento e respeito mútuos e do cuidado com a vida e o equilíbrio da Casa Comum.

A cada semana durante o período da quaresma, tempo litúrgico da Igreja Católica cujo início é na quarta-feira de cinzas (dia nacional da abertura da Campanha da Fraternidade), será divulgado pelos meios de comunicação da Arquidiocese e redes sociais digitais um vídeo dessa série de cinco. O primeiro deles, com caráter institucional, será divulgado no dia 06 de março. O segundo vídeo, com uma abordagem direta e objetiva sobre o que são as políticas públicas, será amplamente divulgado na próxima sexta-feira, 08 de março, e os três últimos vídeos nas semanas seguintes, consecutivamente.

Ajude a compartilhar os vídeos. Eles são excelentes propostas de formação e construção de conhecimentos para um assunto tão necessário. Todos os vídeos produzidos podem ser encontrados no canal do Observatório da Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte/PUC Minas pelo link:

https://www.youtube.com/channel/UC1KBQtIJSHcK9mtbagj-1wA/videos

Ou Acesse cada um deles pelo link:

Vídeo 1 – Evangelização e Políticas Públicas:

https://www.youtube.com/watch?v=3BKZos4kVjA&t=75s

Vídeo 2 – Políticas Públicas: o que elas são?:

https://www.youtube.com/watch?v=cJtEcY4oEyg&t=37s

Vídeo 3 – Políticas Públicas para todos?:

https://www.youtube.com/watch?v=NUNaWDTsURY&t=70s

Vídeo 4 – Políticas Públicas e seguridade social: saúde, previdência e assistência:

https://www.youtube.com/watch?v=QnfjEXhF1Yk&t=74s

Vídeo 5 – Políticas Públicas por uma sociedade de diferentes cidadãos:

https://www.youtube.com/watch?v=NqfEuCwS2w4

Sky Bet by bettingy.com