BISPO NOMEIA NOVO COLÉGIO DE CONSULTORES

brasaoO Colégio de Consultores é o órgão consultivo que participa da natureza do Conselho Presbiteral do qual procede, e que pela sua composição mais reduzida e facilidade de convocação, permite a assistência ao Bispo de forma continuada e, sobretudo, nos assuntos de governo de maior urgência. Algumas vezes, o seu ditame é de caráter vinculante e em muitos casos deve ser preceptivamente consultado pelo Bispo.

O Colégio de Consultores desempenha a função de uma Comissão Permanente do Conselho Presbiteral. É constituído por presbíteros, em número não inferior a seis e não superior a doze, livremente escolhidos pelo Bispo Diocesano entre os membros do Conselho Presbiteral. Se um membro do Colégio dos Consultores renunciar à sua função ou vier a falecer, o Bispo não está obrigado a nomear um substituto, conquanto o número mínimo de seis membros seja mantido.

O Colégio dos Consultores será sempre convocado pelo Bispo Diocesano ou por quem o substitui, conforme o Direito. A participação às reuniões é obrigatória e preferencial para todos os membros do Colégio dos Consultores. Quando um membro faltar, deve justificar, por escrito, sua ausência, com alegação dos motivos impedientes, sob pena de advertência ou outra sanção prevista no Estatuto ou determinada pelo Bispo.

Assim, a partir da nomeação datada de 20 de fevereiro de 2019, passam a constituir o Conselho de Consultores da Diocese da Campanha os Reverendíssimos:

- Cônego João Luis da Silva;

- Cônego José Douglas Baroni;

- Cônego Luzair Coelho de Abreu;

- Cônego Sérgio Roberto Monteiro;

- Cônego Wanderlei Procópio do Nascimento;

- Pe. Jean Poul Hansen;

- Pe. Roberto Antônio Nogueira.

Que no exercício do encargo ora confiado, possam os consultores nomeados promover a glória de Deus e o bem da Diocese, atentos às normas da Igreja, conforme recomendado por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Pedro Cunha Cruz.