ESCOLA DIOCESANA DE TEOLOGIA DIVULGA CRONOGRAMA DO CURSO DE APROFUNDAMENTO TEOLÓGICO

WhatsApp Image 2019-02-11 at 15.16.16Conforme já noticiado, a Diocese da Campanha está promovendo curso de Doutrina Social da Igreja (DSI), com emissão de certificado de extensão pela Faculdade Católica de Pouso Alegre aos cursistas interessados, com aproveitamento satisfatório e presença mínima de 75%. O critério para poder se inscrever é ter participado de um curso intensivo de teologia para leigos promovido pelas dioceses de Campanha, Guaxupé ou Pouso Alegre, com a devida certificação comprobatória.

As vagas iniciais estão sendo oferecidas aos leigos da Diocese da Campanha, mas os interessados das demais dioceses já podem procurar o coordenador do curso (Prof. Elvis), manifestar o interesse e tirar dúvidas, através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Divulgue em sua diocese! Participe! Não deixe para última hora! As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de recebimento de inscrição.

O curso, com aulas das 08h às 16h40 e oferecimento de café e almoço, terá o seguinte CRONOGRAMA:

ENCONTRO 1 (09/03): Introdução Geral à DSI (Igreja e sociedade); Humanismo integral e solidário; O desígnio de amor de Deus a toda a humanidade – D. Pedro Cunha Cruz (Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia, bispo diocesano da Campanha)

ENCONTRO 2 (13/04): Missão da Igreja e DSI: a “questão social”; Caráter histórico da DSI: AT e DSI, NT e DSI, patrística e DSI, Escolástica e DSI, DSI atual e encíclicas sociais e seus contextos (antes e depois do Concílio); Compêndio e Docat – Prof. Elvis Rezende Messias (Mestre em Filosofia da Educação, Bacharelando em Teologia, Licenciado em Filosofia)

ENCONTRO 3 (11/05): A pessoa humana e seus direitos; Os princípios da DSI – Pe. Wendel de Oliveira Rezende (Bacharel em Teologia, Licenciado em Filosofia, Especialista em Filosofia e Letras)

ENCONTRO 4 (15/06): A DSI e a questão familiar: a família, célula vital da sociedade – Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva (Mestre em Filosofia, Bacharel em Teologia)

ENCONTRO 5 (20/07): A DSI e o trabalho humano – Diác. Marcelo Peterle Pereira Dantas (Mestre em Educação, Licenciado em História)

ENCONTRO 6 (24/08): A DSI e a vida econômica – Pe. Rogério Ferreira da Silva (Bacharel em Teologia, Filosofia e História, Especialista em Filosofia e Ecologia)

ENCONTRO 7 (14/09): A DSI e a comunidade política; A DSI e a comunidade internacional – Prof. Paulo César Oliveira (Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia)

ENCONTRO 8 (19/10): A DSI e a questão ecológica: salvaguardar o ambiente; A promoção da paz – Profa. Rosana Manzini (Mestra em Teologia; chefe do Departamento de Teologia Prática da PUC-SP. Assessora da REDLAPSI - Rede Latinoamericana e Caribenha de Pensamento Social da Igreja, uma das maiores referências no estudo de DSI na América-Latina; pertence à Arquidiocese de São Paulo)

ENCONTRO 9 (23/11): DSI e ação eclesial; O católico e o dilema da opção partidária – Pe. Douglas Aparecido M. R. dos Santos (Mestre em Teologia; padre da Arquidiocese de Pouso Alegre)

ENCONTRO 10 (14/12): Por uma civilização do amor (Conclusão), análise de conjuntura política; Avaliação Final, Revisão Geral, encaminhamentos de certificados, Santa Missa.

Investimento: duas parcelas de R$ 150,00 cada, a serem pagas nos encontros dos meses de março e de junho.

A Doutrina Social da Igreja é um importante "instrumento de evangelização" (Centesimus annus, 54) e conhecê-la "é uma autêntica prioridade pastoral" (Ecclesia in America, 54).

Participe!

Prof. Ms. Elvis Rezende Messias, coordenador do Curso de Aprofundamento Teológico

 

Sky Bet by bettingy.com