COMUNIDADE TEOLÓGICA SENHORA DO CARMO SE CONSTITUI PARA NOVO ANO FORMATIVO

COTESC 2019 1Após o precioso tempo de férias, tempo de convívio com nossas famílias e com as comunidades paroquiais de onde saímos, no dia 28 (segunda) de janeiro a Comunidade Teológica Senhora do Carmo se incorporou para iniciar suas atividades deste novo ano formativo. Nossa comunidade neste ano, constitui-se de 19 seminaristas da etapa configurativa (Teologia), sendo 6 deles vindos da etapa discipular (Filosofia), mais nosso reitor, Cônego Sérgio Roberto Monteiro. Formamos o grupo de Jesus neste ano, motivo de imenso contentamento a todos nós.

Durante o almoço desse dia recebemos com alegria o Padre Dehon Vicente, pároco da Paróquia São Gonçalo de Amarante, de São Gonçalo do Sapucaí-MG, diretor espiritual e confessor de nossa comunidade. Veio para conduzir o retiro espiritual deste início de ano, auxiliando-nos assim na tarefa de consagrar este ano a Deus e rezar um pouco mais intensamente nossa vocação; além de nos ajudar na imprescindível aproximação a Jesus Cristo, a quem queremos e devemos nos configurar, de modo especial nesta etapa. Fizemos isso com grande êxito, já que a proposta do Pe. Dehon foi que meditássemos a história de nossa salvação, partindo de Jesus Cristo, desde a sua espera. Conferências, momentos para reflexão pessoal, oração das Horas Canônicas e da Santa Missa e vivência do sacramento da reconciliação marcaram esse momento especial.

Na quarta-feira (30), dia em que se encerrou o retiro, nossa comunidade reuniu-se com seu formador para tratar dos assuntos práticos, visando ao bom andamento da casa formativa. Isso porque vivemos em comunidade, o que exige uma boa organização e bons momentos de diálogo, para que tudo ocorra da melhor forma e possamos formar-nos uns aos outros, claro com a direção geral do reitor, Côn. Sérgio. Nessa ocasião formulamos a frase que nos servirá de inspiração neste ano: Cultivar com amor incansável a vocação, através da oração, fraternidade, transparência e caridade, na disposição integral de configurar-se a Cristo, Servo e Pastor.

Celebrando a formatura dos concluintes da Filosofia e da Teologia da FACAPA na quinta-feira (31), rendemos graças a Deus por mais 5 seminaristas de nossa diocese que concluíram a formação presbiteral inicial e seguirão em breve para a experiência missionária no Pará. Por essa feliz conclusão e pela nova comunidade formada, na sexta-feira (01/02) nos confraternizamos, selando na alegria e na comensalidade todas as nossas disposições e expectativas para 2019.

E, coroando esta semana intensa de retorno às atividades, fizemo-nos romeiros, visitando a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Nhá Chica, em Baependi, onde se custodiam as relíquias da nossa Beata Nhá Chica. Lá celebramos a missa da festa da Apresentação do Senhor, presidida pelo nosso reitor. Saudamos a Virgem Maria com o canto da Salve Rainha em latim, agradando também com certeza a nossa beata, devotíssima da Mãe de Jesus, seu e nosso amado Mestre.

Àqueles que contam com nossas orações, reiteramos-lhes a certeza de que rezamos por todo o povo de Deus. E àqueles que rezam por nós, nossa gratidão e súplica de que não parem de fazê-lo; atendamos ao conselho de Jesus: Pedi ao Senhor da messe que envie mais operários, pois a messe é grande e os operários são poucos (Mt 9,37-38). Que a Virgem do Carmo continue intercedendo por todos nós.

Sandro Araújo

Seminarista do 2º ano da Etapa Configurativa (Teologia)