ENCONTRO DOS SEMINARISTAS CONCLUINTES DO CURSO DE TEOLOGIA COM DOM PEDRO

WhatsApp Image 2019-01-14 at 09.48.58O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus: costumava dizer o Santo Cura d’Ars.”

O encontro aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, em Campanha, no dia 10 de janeiro. Participaram do encontro os seminaristas concluintes do curso de Teologia, a saber: Alysson Luiz Paganelli Lage, natural de Conceição do Rio Verde; Bruno dos Santos Moreira, natural de Cruzília; Douglas Hilário Vieira, natural de Campo do Meio; Fábio Fernando Alves, natural de Três Pontas e Leandro Gomes Portugal, natural de Campos Gerais.

Teve início às 9hs com a oração da Hora Média, uma das horas litúrgicas da Liturgia das Horas. Em seguida, Dom Pedro refletiu a carta do Sumo Pontífice Bento XVI para a proclamação de um ano sacerdotal escrita em 2009 por ocasião do 150º Aniversário do Dies Natalis do Santo Cura d’Ars. A partir dessa mensagem do Papa emérito, Dom Pedro destacou que o sacerdote precisa ser um homem de oração, cultivando em sua interioridade uma espiritualidade que aponte e viva a santidade.

Dom Pedro ainda ressaltou que a espiritualidade de um padre precisa contemplar práticas de oração como a oração do Santo Terço, a Liturgia das Horas e a visita ao Santíssimo Sacramento. E, além disso, o ministro ordenado deve sempre valorizar o sacramento da reconciliação.

Por fim, nosso Bispo Diocesano concluiu o encontro refletindo o desafio espiritual do presbítero, isto é, o desafio de identificar-se com sua identidade. Desta maneira, o padre precisa ser uma pessoa que se coloca com dedicação total ao seguimento do Mestre, com fé e liberdade de coração, por isso, como destaca o novo documento da Ratio Fundamentalis: “À luz do exemplo de Cristo, aprende a fazer dom da própria vontade por meio da obediência ao serviço de Deus e dos irmãos” (nº109-110).

Seminarista Douglas Hilário Vieira