Nota de Falecimento

dom Jose BelvinoCom profundo pesar comunicamos o falecimento de Dom José Belvino, 86 anos, bispo emérito de Divinópolis (MG). O falecimento ocorreu na noite de terça-feira, 8 de janeiro de 2019.

Dom José está sendo velado, nesta quarta-feira (09), na Matriz de Entre Rios onde permanecerá até às 15h. Após esse horário, ele será transferido para Divinópolis onde acontecerá a primeira missa de corpo presente, na Catedral do Divino Espírito Santo, às 21h. Ao longo da noite as missas acontecerão de duas em duas horas e a última missa está agendada para amanhã, dia 10, às 7h. Seu sepultamento será no Santuário Nossa Sra. da Conceição, em Conceição do Pará.

Natural de Mercês, região da zona da mata mineira, Dom José Belvino do Nascimento na infância mudou-se com a família para Rio Espera, onde ingressou no Seminário logo após cursar a escola primária. Isso contribuiu para confirmar seu desejo de se tornar padre, que se realizou em 2 de dezembro de 1956, na Catedral de Mariana. Desde então, dom José viveu intensamente os ensinamentos de Cristo, promovendo a partilha na comunidade como mensageiro das boas novas. Dom José buscou, através do sacerdócio, alimentar a fé na presença viva de Jesus na Eucaristia. Após 24 anos de trabalho, próximo de completar Bodas de Prata, recebeu a nomeação de Bispo, tomando posse em Divinópolis em 11 de junho de 1989, onde escreveu um novo capítulo na história da diocese em seus vinte anos como pastor maior da Igreja.

A Diocese da Campanha se une ao Secretariado Regional Leste 2 da CNBB em oração aos familiares de Dom José Belvino e ao povo de Deus da Diocese de Divinópolis.