O TESTEMUNHO DOS LEIGOS NOS AJUDA A SER “SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” COM O MENINO JESUS – PARTE 1

Dr. ViottiA partir desse terceiro domingo do Advento, na preparação para o bonito tempo do Natal, faremos a reflexão dos Fatos da Vida contidos na Novena de Natal de 2018, cujo tema é: “A ação dos cristãos leigos e leigas nos areópagos modernos” e o lema ”Com o Menino Jesus, ser Sal da Terra e Luz do Mundo”, ecos do rico Ano Nacional do Laicato que tivemos a oportunidade de refletir ao longo do ano litúrgico 2017-2018, no Brasil. ”Tudo o que refletimos neste ano deve continuar a ecoar em nossos corações, por isso a novena ainda bebe desse poço”, nos palavras do Pe. Jean Steferson Pereira, Assessor Diocesano para os Círculos Bíblicos e a partir deste ano, também da Novena de Natal.

Acompanhe o primeiro relato:

”Em nossa região há um leigo que sabe, a partir da fé, fazer a diferença nos modernos areópagos. Pelo testemunho de vida cristã na família e na sociedade baependiana, Dr. José Nicoliello Viotti nos ensina a arte de viver bem a vocação cristã. Homem de grande dedicação às ciências médicas faz de sua vida um serviço cotidiano a todos os seus pacientes. Ao tratar dos corações, toca também a alma daqueles que o tem procurado, muitas vezes sem nenhum outro interesse além de restabelecer a saúde integral das pessoas, sobretudo as mais simples.

Seu olhar, porém, sempre foi muito além do consultório de Cardiologia. Atento aos desafios da realidade implantou os Grupos de Alcoólicos Anônimos em toda a região, a partir de Cruzília (1974), e trabalhou incansavelmente por uma melhor organização do AA no Brasil, tendo sido eleito o primeiro presidente da Junta Nacional de Alcoólicos Anônimos (1983), unindo os grupos e convocando lideranças. Quantas pessoas alcançadas, quantas vidas transformadas!

Na comunidade paroquial, colabora constantemente com as Oficinas de Oração e Vida, levando muitas pessoas a um encontro pessoal com Cristo. Envolveu-se na preparação dos dois Encontros de Estudos sobre Nhá Chica, presididos honorariamente pelo Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida (2004) e pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo (2006), trabalhos que foram tão relevantes para a Beatificação da “Santa de Baependi”.

Jamais trabalhar sozinho! Em um artigo que registra a memória histórica da Sociedade Sul-Mineira de Cardiologia – da qual foi membro fundador (1977), Dr. José Viotti, ao recordar um passado pleno de realizações, transparece a esperança determinada de quem compreendeu que a mais profunda espiritualidade cristã é aquela que reúne os irmãos para servir ao bem comum: “Procuremos fazer com que as coisas aconteçam, ampliando nossos horizontes, persistindo, acreditando no esforço mútuo, insistindo na certeza de que nossos objetivos serão alcançados. Na construção de um ideal, a presença de muitos é indispensável. Que cada um de nós seja presença ousada, fiel, interessada, dinâmica, amiga. Continuemos. Que sejamos plantadores. Que sejamos bons samaritanos”.

Sky Bet by bettingy.com