DIOCESE PROMOVE ROMARIA À BAEPENDI PELO ENCERRAMENTO DO ANO DO LAICATO

WhatsApp Image 2018-11-28 at 19.40.42 1No último domingo, dia 25, Solenidade de Cristo Rei, a Igreja no Brasil celebrou o encerramento do Ano Nacional do Laicato. A nossa Diocese da Campanha promoveu uma grande romaria do laicato à cidade de Baependi, precisamente ao Santuário da Beata Nhá Chica.

A partir das 08h as caravanas começaram a chegar, vindas das diversas cidades e de trinta e sete paróquias da Diocese. Mais de quatrocentas pessoas foram acolhidas na quadra do Colégio Santo Inácio com um delicioso café da manhã e caminharam até a Igreja da Imaculada Conceição da Beata Nhá Chica onde nosso Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz presidiu a Eucaristia, concelebrada pelo Pe. Noel Victor Gonzaga, Reitor do Santuário. Na homilia, Dom Pedro fez um bonito paralelo entre o trabalho dos leigos e leigas para a construção do Reino de Deus e a vivência da santidade, cuja vocação é recebida através do Batismo. Ao final da celebração, a leiga Munique Evelin da Silva, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Pouso Alto fez um agradecimento a Dom Pedro por seu apoio para a criação do Conselho Diocesano de Leigos, juntamente com um pequeno relato das atividades da equipe de articulação. Dada a bênção, os participantes da romaria seguiram em procissão com a imagem da Beata Nhá Chica de volta ao Colégio Santo Inácio, onde aconteceram as demais atividades do dia.

O coordenador diocesano da Pastoral Catequética, Pedro Henrique Mendonça Fernandes fez uma excelente reflexão sobre a missão dos leigos e leigas, a partir da letra da música “Quando Jesus passar”, do Pe. Zezinho. Recordou que a primeira e imediata missão dos cristãos leigos não é a instituição e o desenvolvimento da comunidade eclesial, mas sim, colocar em prática todas as possibilidades cristãs e evangélicas escondidas, mas já presentes e operantes nas coisas do mundo, lembrando das palavras do Papa Paulo VI, “o primeiro lugar de missão dos cristãos leigos e leigas, é o mundo”.

Após o almoço, o Pe. Noel conduziu um momento devocional à Beata Nhá Chica, contando trechos da história dessa leiga que nos inspira a buscar a santidade nas pequenas coisas e pequenos gestos. Os participantes cantaram, rezaram e se emocionaram.

Já caminhando para o encerramento, a coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Mirian de Oliveira Cristiano Nascimento falou sobre o Ano Missionário, de outubro de 2018 a outubro de 2019, em preparação ao Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, com o tema “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” e que será celebrado pela Igreja no mundo inteiro. Algumas atividades que serão propostas às paróquias foram recebidas com muita alegria pelos presentes, dentre elas, o estudo aprofundado do tema do mês missionário e um grande encontro das forças vivas da Diocese, em outubro do próximo ano. A missão é a vocação de nossa Igreja e os fiéis leigos têm consciência disso.

A romaria foi encerrada às 15h, conforme programado, com uma celebração simples que fez recordação da teologia do laicato, incentivando os leigos e leigas a permanecerem fiéis aos seus trabalhos, na Igreja e na sociedade, dando testemunho do amor de Deus e de sua misericórdia, e sobretudo, sendo “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

Secretária Diocesana de Pastoral