CLERO DIOCESANO FAZ PEREGRINAÇÃO À TERRA SANTA

WhatsApp Image 2018-11-14 at 21.04.31 4Entre os dias 07 e 14 de novembro, alguns padres de nossa Diocese, juntamente com o Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, realizaram uma peregrinação à Terra Santa, visitando os lugares sagrados onde Jesus viveu e exerceu seu ministério.

No dia 07, da gruta onde Elias experimentou a presença de Deus na brisa suave, de onde avistou a nuvem milagrosa no monte Carmelo, berço da Ordem Carmelita, lugar da aparição de N. Sra. do Carmo a São Simão Stock, iniciaram o retiro sacerdotal.

A partir dali, inúmeras emoções foram vivenciadas por nossos padres e bispo. Junto à gruta da Anunciação, em Nazaré, rezaram o Angelus. Fizeram procissão e participaram da Santa Missa na Basílica da Anunciação concelebradas por Frei Bruno, franciscano, guardião e reitor da Basílica da Anunciação,  pregador do retiro, nosso bispo D. Pedro Cunha e D. Joel Portella, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio.

Cada local visitado foi seguido de muita reflexão e marcou profundamente os participantes. No Monte Tabor, local da Transfiguração de Jesus e lugar oportuno para a própria transformação espiritual, Dom Pedro presidiu a Santa Missa.

Foram à Caná, local do primeiro milagre; ao sítio arqueológico de uma sinagoga em Cafarnaum e onde Pedro morou, às margens do Mar da Galiléia.

Nas águas do Rio Jordão renovaram as promessas batismais; passando por Jericó foram de teleférico ao Monte das Tentações, onde Jesus foi tentado por Satanás. Visitaram o Getsemâni e o Monte das Oliveiras, onde algumas árvores de dois mil anos são testemunhas vivas dos últimos momentos da vida de Cristo.

Fizeram a experiência de Madalena, entraram no Santo Sepulcro onde Dom Pedro também presidiu a eucaristia e fizeram coro à afirmação: “Jesus vive!”

Já encerrando o Retiro Sacerdotal na Terra Santa, a última manhã constou de visita ao Cenáculo, lugar da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, dons inseparáveis; Santa Missa e renovação das promessas sacerdotais na capela dos frades franciscanos junto ao Cenáculo e visita à igreja da Dormição de Maria Santíssima. Terminaram com os olhos voltados para o céu, cantando "com minha mãe estarei na santa glória um dia..."

Retornam agora para nossa Diocese, para suas respectivas paróquias, devidamente renovados, fortalecidos na fé e revigorados no amor pela missão e vocação que abraçaram, por amor a Jesus Cristo e sua Igreja.

(Fonte: páginas pessoais do Facebook do Pe. Wendel de O. Rezende e Pe. Jean Poul Hansen )