A EXEMPLO DE MARIA, SEJAMOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO!

WhatsApp Image 2018-10-09 at 00.28.01 1

VEM AÍ! MISSÕES DE FÉRIAS - 2018

Imbuídos do ardor missionário, estamos com alegria, desde já, nos preparando para celebrar a semana missionária na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Três Corações, que acontecerá do dia 09 a 16 de dezembro. A semana missionária é um projeto que contempla a realidade missionária da formação dos seminaristas de nossa diocese. Sempre no fim de cada ano, os seminaristas são enviados para uma paróquia, com o objetivo de conhecer e conviver com o povo de Deus daquele lugar.

Por isso, para bem vivermos esse momento, realizamos no dia 06 de outubro, sábado, o primeiro encontro chamado de “pré-missão”, isto é, tempo de escuta, discernimento e partilha. Fizeram presentes as lideranças das comunidades tanto urbanas quanto rurais e os coordenadores das pastorais e movimentos. O encontro foi organizado pelos seminaristas do COMISE (Conselho Missionário do Seminário).

O encontro teve início às 14hs com a acolhida das comunidades, pastorais e movimentos, logo em seguida o seminarista Fábio, do quarto ano de teologia, conduziu a oração inicial e a recepção da imagem peregrina, a Senhora do Carmo, que ficará na paróquia visitando as comunidades até o dia 16 de dezembro. A peregrinação da imagem da Virgem Maria motivará ainda mais os fiéis na preparação da grande semana missionária. O encontro teve continuidade com o momento formativo, no qual o seminarista Douglas, do quarto ano de teologia, explicou a importância da vivência missionária na vida do cristão, destacando a necessidade de compreender que os batizados, filhos de Deus, não são chamados a fazer missão e sim a “viver” a missão! Somos missão de cedo à noite, dormindo ou acordado. Todos os dias! Nas pequenas ou grandes atividades! No entanto, toda essa vivência culmina na celebração comunitária por meio do ápice da nossa fé, que é a eucaristia. Por outro lado, de tempos em tempos, somos chamados também a realizar na paróquia a grande semana missionária.

No segundo momento do nosso encontro, o seminarista João Paulo Alves, do segundo ano de teologia, motivou os representantes ali presentes a pensar na realidade de suas comunidades, pastorais e movimentos. Foi o tempo de ver a realidade e partilhar aquilo que eles esperavam celebrar com a semana missionária. Tendo realizado esse momento, o seminarista Sandro, do primeiro ano de teologia, apresentou a proposta do projeto “pré-missão”, cujo objetivo principal é preparar a terra dos corações dos fiéis para bem viver o tempo da semana missionária. Por fim, depois de rezar, estudar, refletir, ver e escutar, o seminarista Rafael, do primeiro ano de teologia, apresentou a programação da grande semana.

Encerramos o encontro participando da santa missa dentro da novena da padroeira da paróquia, a Senhora Aparecida. A motivação primeira da grande semana de ação evangelizadora já foi lançada. Agora é cultivar ainda mais no coração, aquilo que o Papa Francisco nos convida a ser: uma IGREJA EM SAÍDA! Sejamos a Igreja que leva por onde estiver a Boa Nova do Evangelho. A ALEGRIA DO EVANGELHO!

Douglas Hilário, seminarista.