COMUNICADO DE IMPRENSA DA SANTA SÉ

rosario-terco29.09.2018 [B0707]

O Santo Padre decidiu convidar todos os fiéis, de todo o mundo, a rezar todos os dias o Santo Rosário, durante todo o mês mariano de outubro; e, a unir-se em comunhão e penitência, como povo de Deus, pedindo a Santa Mãe de Deus e ao Arcanjo Miguel para proteger a Igreja contra o diabo, que sempre procura nos separar de Deus e uns dos outros.

Nos últimos dias, antes de sua partida para os países bálticos, o Santo Padre encontrou-se com Rev. Fréderic Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração pelo Papa; e pediu-lhe para difundir ao redor do mundo este seu apelo a todos os fiéis, convidando-os a concluir a recitação do Santo Rosário com a antiga oração "Sub tuum praesidium", e a oração a São Miguel Arcanjo que nos protege e ajuda na luta contra o mal (cf. Ap 12, 7-12).

A oração – afirmou o Pontífice há poucos dias, em 11 de setembro, durante uma homilia na Santa Marta, citando o primeiro livro de Jó – é a arma contra o Grande acusador que "viaja pelo mundo à procura de quem culpar." Apenas a oração pode derrotá-lo. Os místicos russos e os grandes santos de todas as tradições, nos momentos de turbulência/confusão espiritual, aconselhavam a proteger-se sob o manto da Santa Mãe de Deus pronunciando a oração "Sub tuum praesidium".

A Oração "Sub Tuum Praesidium" diz o seguinte:

"Sub tuum praesidium confugimus Sancta Dei Genitrix. Nostras deprecationes ne despicias in necessitatibus, sed a periculis cunctis libera nos semper, Virgo Gloriosa et Benedicta".

À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livra-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.

Com este pedido de intercessão, o Santo Padre pede aos fiéis em todo o mundo para rezarem pedindo que a Santa Mãe de Deus coloque a Igreja sob seu manto protetor: para preservá-la dos ataques do maligno, o grande acusador, e torná-lo ao mesmo tempo sempre mais conscientes das suas falhas, dos seus erros, dos abusos cometidos no presente e no passado e comprometida a lutar sem qualquer hesitação para que o mal não prevaleça.

O Santo Padre pediu também que a oração do Santo Rosário durante o mês de outubro fosse concluída com a oração escrita por Leão XIII:

"Sancte Michael Archangele, defende nos in proelio; contra nequitiam e insidias diaboli esto praesidium. Imperet illi Deus, supplices deprecamur: tuque, Princeps caelestis militiae, Satanam aliosque spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, divina virtute, in infernum detrude. Amen".

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o suplicamos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno satanás e todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.