DOM PEDRO FAZ VISITA PASTORAL À PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO EM CARMO DA CACHOEIRA – MG

WhatsApp Image 2018-09-20 at 07.18.58Nos dias 12 e 13 de setembro de 2018, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo recebeu com alegria o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Pedro Cunha Cruz, digníssimo Bispo Diocesano da Campanha, para a Visita Pastoral nesta sua Paróquia que compõe a Forania Nossa Senhora dos Campos, na Diocese da Campanha.

Foram apenas dois dias, mas muito intensos, onde o Sr. Bispo pode conhecer a nossa realidade Paroquial e também um pouco da realidade social de Carmo da Cachoeira, em contato com as lideranças das diversas pastorais, movimentos, ministérios, associações e também com representantes do poder executivo e legislativo do município. O Sr. Bispo chegou às 8h30min no dia 12 de setembro para o café da manhã na casa paroquial e logo se dirigiu à Câmara Municipal para encontrar-se com o Prefeito Municipal, Sr. Godofredo José Caldeira Reis, os vereadores e os vários departamentos da Administração Municipal que informaram ao Sr. Bispo a realidade do munícipio, suas conquistas e desafios.

Às 11h, na casa paroquial, Dom Pedro reuniu-se com os padres da Forania que se fizeram presentes em bom número, para tratar de alguns assuntos pastorais; em seguida, houve um almoço em clima de fraternidade. À noite, na Igreja Matriz, o Sr. Bispo celebrou a Eucaristia que contou com a participação de grande número de pessoas. Dom Pedro manifestou a todos os presentes o objetivo da sua Visita Pastoral que, entre outras coisas, é animar a Comunidade ao testemunho de Jesus Cristo, além de ser uma oportunidade para o Pastor conhecer e estar mais perto de suas ovelhas.

Após a Missa, o Bispo se reuniu com as lideranças da Paróquia, ou seja, os membros do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) e do CAP (Conselho Administrativo Paroquial) e, também nessa reunião, procurou saber quais as atividades de cada segmento pastoral, assim como os desafios enfrentados em nossa Comunidade, interessando-se pela vida concreta da Paróquia.

No segundo dia, dia 13, o Sr. Bispo visitou a Comunidade Rural de Nossa Senhora Aparecida do Palmital do Cervo, chegando às 10h na igreja, onde foi recebido com muito carinho pelos moradores que enfeitaram a praça e a igreja para recebê-lo. O Sr. Bispo quis saber quais as atividades, pastorais, movimentos e outros que existem na comunidade e, depois, dirigiu sua palavra aos presentes mostrando a necessidade de uma comunidade caminhar sempre junto com a Paróquia, sendo uma Igreja em saída. Na parte da tarde, deste mesmo dia, o Sr. Bispo visitou a Comunidade São Pio X da Serra Rica, sendo recebido com muita festa e fogos pelos moradores. Também ali, depois de se inteirar sobre a vida cristã da comunidade, dirigiu sua palavra de ânimo a todos, fazendo memória do Papa São Pio X, cuja casa Dom Pedro conheceu na Itália. Logo após, a comunidade ofereceu e tomou um farto café da tarde com o Sr. Bispo. À noite, Dom Pedro celebrou na Igreja Nossa Senhora da Esperança, iniciando também o primeiro dia do Tríduo preparatório para a Festa da Padroeira desta comunidade; o Sr. Bispo lembrou que há quase um ano dedicou aquela igreja com uma celebração festiva. Ao final da celebração, um representante do CPP agradeceu o Sr. Bispo a sua visita e o presenteou com um belo paramento. Após a Missa, Dom Pedro se reuniu com a Equipe de Liturgia, Músicos e Acólitos, onde procurando sempre conhecer a realidade, fez considerações e deixou algumas orientações.

Nossa Comunidade Paroquial agradece, de coração, a presença do Sr. Bispo Diocesano entre nós, manifestando interesse por nossos trabalhos pastorais e nos orientando em muitos aspectos, para que possamos melhor servir a Jesus Cristo e ao Reino de Deus.

Pe. Daniel Menezes Fernandes, Pároco