ESCOLA DIACONAL SÃO LOURENÇO MÁRTIR INICIA SUAS ATIVIDADES

WhatsApp Image 2018-09-06 at 21.24.18Nos dias 1º e 2 de setembro, no Centro Diocesano de Pastoral em Três Corações, num ambiente de muita alegria, motivação e fraternidade, teve início o Período Propedêutico da primeira turma da Escola Diaconal São Lourenço Mártir, com a presença dos 23 aspirantes casados e suas esposas, dos três aspirantes não casados, dos Acólitos Instituídos, Nardeli Martins e esposa, e Marcelo Dantas.

O encontro foi aberto com a celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Alex José Adão, coordenador da Escola Diaconal e responsável pela implantação do Diaconado na Diocese.

Em clima de oração, os aspirantes foram acolhidos pelo Pe. Alex e receberam dele, de forma celebrativa, o documento 96 da CNBB que trata das Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil, em torno do qual se desenrolou o tema central do encontro.

A assessoria, nesses dois dias de intenso e frutuoso trabalho, ficou a cargo do Diácono Permanente Enio Costa Ferreira, da cidade de Macaé, diocese de Nova Friburgo no Rio de Janeiro e do psicólogo Dr. Ismael, filho da cidade de Carvalhos e residente em Belo Horizonte.

No primeiro momento, na manhã do sábado, o Dr. Ismael trabalhou, de forma introdutória, a Dimensão humano-afetiva, ressaltando a questão da auto transcendência como um dos pilares da vida humana e fundamento da vida cristã, especialmente quando se deseja servir como Diácono

Na sequência, na tarde do sábado e a manhã do domingo, seguindo as orientações da Igreja de que o período Propedêutico não deva se caracterizar por lições escolares, mas por encontros de oração, reflexão e orientação, no sentido de ajudar e objetivar o processo de discernimento vocacional, e entre as horas do Ofício, cantado com entusiasmo, o Diác. Enio dirigiu as atividades. Estas se pautaram em exposições, dinâmicas e trabalhos em grupo, que conduzissem à reflexão sobre o que seja o Diaconado Permanente, suas dimensões, relações e espiritualidade, não apenas quanto aos aspirantes, mas também quanto às esposas que puderam ter um momento só delas com o Diác. Enio.

No domingo, às 12 horas, após o almoço, os participantes, levando consigo atividades a serem cumpridas, retornaram às suas paróquias com o “gosto de quero mais”.

O próximo encontro está previsto para os dias 15 e 16 de setembro com a assessoria do Pe. Saymont que abordará a temática: A eclesiologia do Vaticano II e o discipulado segundo o Documento de Aparecida, e do Acólito Marcelo Dantas que coordenará o estudo do Catecismo da Igreja.

Marcelo Peterle Pereira Dantas

Caxambu. 05 de setembro de 2018