MOVIMENTO DE FÉ E POLÍTICA ORGANIZA ENCONTRO SOBRE AS ELEIÇÕES

WhatsApp Image 2018-09-05 at 16.24.35“Não merecem ser eleitos ou reeleitos candidatos que se rendem a uma economia que coloca o lucro acima de tudo e não assumem o bem comum como sua meta, nem os que propõem e defendem reformas que atentam contra a vida dos pobres e sua dignidade".

(56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB)

O Movimento de Fé e Política da Diocese da Campanha realizou dois encontros de formação sobre as eleições 2018. O primeiro aconteceu em 25 de agosto no Centro Pastoral Dom Diamantino Prata de Carvalho na Paróquia São Lourenço Mártir, em São Lourenço/MG e o segundo no dia 1º de setembro na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Três Corações/MG.

Nestes dois encontros a equipe diocesana proporcionou momentos de reflexão e partilha entre os participantes, trabalhando com os seguintes temas:

1- Por que a Igreja fala de Política? Fundamentos da Doutrina Social da Igreja.

2-A realidade que enfrentamos e caminhos de superação.

3-Orientações e critérios de escolha dos candidatos à luz da Doutrina Social da Igreja.

Vale ressaltar a importância de conhecer os candidatos, os partidos, os seus programas que defenderão junto à sociedade. A Igreja tem a sua palavra, a sua posição e é importante conhecê-la sempre mais.

A cartilha de orientação política produzida pela CNBB “Eleições 2018: Compromisso e Esperança " é um importante instrumento para leitura e o debate nas famílias, nas comunidades e na sociedade, bem como nas pastorais, movimentos, serviços e meios de comunicação social se faz necessário e urgente. Na cartilha está presente a palavra de Deus dada por São Paulo aos Romanos: “Alegres por causa da esperança” (Rm 12,12).

Destacamos também o material produzido pelos bispos da Província Eclesiástica de Pouso Alegre (Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre) a todos os cristãos e cristãs católicos e às mulheres e homens de boa vontade, por ocasião das eleições de 2018 e também folder contendo as reflexões para as eleições de 2018: "a Fé, a Esperança e a Caridade nos animam a falar e fazer política".

Jacqueline de Souza Moreira

Coordenadora Diocesana do Movimento de Fé e Política