O ITINERÁRIO ESPIRITUAL DE PEDRO FOI TEMA DO RETIRO ESPIRITUAL DO CLERO 2018

Retiro do clero 1Entre os dias 20 e 23 de agosto do corrente ano,a grande maioria dos padres da Diocese esteve reunida no Hotel Recanto das Hortênsias, em Passa Quatro, para o Retiro Anual do Clero. O local é por demais agradável e apropriado para o evento, tanto que diversas outras dioceses, congregações religiosas e até outras denominações vêm se reunindo lá ao longo do ano para retiros, conferências, assembleias e coisas do gênero.

O assessor neste ano foi o Padre Dr. Luís Henrique Eloy e Silva, filho da nossa Diocese, natural de Nepomuceno-MG, mas que atualmente reside em Belo Horizonte-MG. Partindo das principais passagens bíblicas dos Evangelhos que fazem referência ao Apóstolo Pedro, o padre assessor que está para publicar um livro sobre esse mesmo tema, orientou os sacerdotes presentes a fazerem uma releitura do próprio chamado vocacional. Descobrir Pedro é se encontrar consigo mesmo, afirmou.

Os participantes do Retiro foram orientados a fazer a experiência de ouvir a si mesmos ao longo das conferências, ao invés de gravar as palavras e argumentos do pregador, como acontece numa palestra ou curso. Dessa maneira, depois de cada fala foi reservado um tempo e proposto um determinado exercício para a experiência concreta dos pontos refletidos. Além dessa riqueza insondável que Pe. Luís Henrique trouxe, a partir do seu vastíssimo conhecimento e preparo, os padres ainda puderam compartilhar de outros momentos ricos de convivência, partilha e oração.

No dia 20 rezamos a memória do grande São Bernardo de Claraval, Abade; na terça-feira, dia 21, São Pio X; depois foi a memória de Nossa Senhora Rainha e no encerramento do retiro a festa de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina. Antes da abertura propriamente do retiro, Dom Pedro Cunha Cruz, nosso Pastor Diocesano, fez uso da palavra para uma análise do momento político e do posicionamento da igreja frente aos desafios hodiernos.

Na segunda noite, dia 21, tivemos um momento de adoração ao Santíssimo e na terceira noite do retiro, uma piedosa e marcante celebração penitencial, com a oportunidade da realização do Sacramento da Reconciliação. Nas palavras do Revmo. Pe. Ednaldo Barbosa, coordenador da Pastoral Presbiteral, suplicamos ao Bom Deus pela intercessão da Senhora do Carmo e dos Beatos Pe. Victor e Nhá Chica, força e sabedoria ao Pe. Dr. Luís Henrique Eloy e Silva para levar adiante tudo aquilo que já adquiriu ao longo dos seus estudos e pesquisas avançadas, contribuindo para nossa formação e espiritualidade presbiteral.

Pe. Joaquim José Soares, Adm. Paroquial de São Bento Abade