Paróquia Sant’Ana (Santana do Capivari/MG)

santana do capivari

Capivari é a palavra de origem tupi Kaapi+wara+ii e significa rio das capivaras. Por oferecer roteiro necessário aos bandeirantes e mineradores, foi ali estabelecido um Registro Fiscal, que funcionou por muitos anos. Tinha por finalidade “ amparar os direitos régios e impedir a entrada de criminosos e audaciosos”. Com a vinda de outros mineradores e posseiros, desenvolveu-se uma população respeitável, donde terem seus moradores obtido licença para a edificação de uma Igreja dedicada à gloriosa Sant’Ana, e incorporada à Paróquia de Pouso Alto. A criação da Paróquia é de 3 de abril de 1839 e foi seu primeiro Pároco, a 25 de julho do Ano seguinte, o Pe.Custódio Ribeiro de Carvalho.

Criada em 03/04/1839

Comunidades Rurais: 03