Dom Inocêncio Engelke, OFM (2° Bispo Diocesano 1935 a 1960)

        O 2° Bispo Diocesano da Campanha foi o catarinense Dom frei Inocêncio Engelke, ofm. O lema de seu Brasão episcopal foi Pax et Véritas – a Paz e a Verdade (Isaías 39.8).

        Nasceu na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, a 11-03-1881. Ao entrar para o Seminário Seráfico teve seu nome de batismo – Francisco – permutado para Inocêncio, sendo ele o 1º aluno da Província Franciscana do Sul a ordenar-se presbítero, o que ocorreu a 31-01-1907, pela imposição das mãos de Dom Duarte Leopoldo e Silva. Em Curitiba e em Petrópolis foi professor de diversas disciplinas, diretor Espiritual de algumas Associações e Definidor da Província Franciscana.

       A 04-07-1924 foi nomeado Bispo Titular de Trapezópolis e Coadjutor de Dom Ferrão, em Campanha. Foi sagrado Bispo por Dom João Francisco Braga a 22-01-1925, tomando posse da Diocese no dia seguinte.

      Por 11 anos foi Bispo Coadjutor de Dom Ferrão. Em seu fecundo episcopado em campanha, realizou muitas obras de vulto, destacando-se a construção de um novo prédio para o Seminário Diocesano, onde se formaram 56 sacerdotes do Clero Secular:
 
 
 
 
 
“Vezes cincoenta e seis, infatigável,
a destra mão do Artista Caprichoso,
transmudou pobres seres na inefável
glória de padres de Deus Poderoso” (P.T.)

        Outros seus empreendimentos foram a reforma da Catedral, o Palácio Diocesano São José, o Museu Regional que lhe leva o nome etc.

        De grande projeção no Brasil inteiro foi sua momentosa carta Circular de nome “Conosco, sem Nós e contra Nós se fará a reforma rural”, documento esse lançado em circulação no ano de 1949.

        “Fecundidíssima e benfazeja, de fato, a atuação pastoral do Bispo sucessor de dom Ferrão, novo governo da Igreja Campanhense! Seu báculo firme e intrépido – escrevera então um sacerdote – abre caminho e norteia rumos; e aparecem ermidas, capelas e igrejas e surgem escolas, ginásios e colégios e fundam-se Seminários, Juvenatos e Escolas Apostólicas”.

No dia 16 de junho 1960 aos 79 anos ele faleceu.
 
 
 
 

​ 

Sky Bet by bettingy.com