Imprimir
PDF

Diocese abre o Processo de Canonização da Madre Tereza Margarida do Coração de Maria em Três Pontas, neste domingo

Escrito por Coordenação de Pastoral on .

 

Depois de introduzir em Roma dois processos de Canonização: o do Servo de Deus Francisco de Paula Victor, sacerdote e o da Venerável Serva de Deus Francisca Paula de Jesus, “Nhá Chica”, leiga, a Diocese da Campanha e a Comunidade do Carmelo São José de Três Pontas/MG, abrirão neste domingo o processo da Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, religiosa, fundadora do Carmelo, popularmente conhecida como “Nossa Mãe”.

Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, cujo nome de batismo era Maria Luíza, nasceu em 24 de dezembro de 1915 na cidade de Borda da Mata, no estado de Minas Gerais, no Brasil, a quinta filha de Francisco Marques da Costa Júnior e D. Mariana Resende Costa. Foi batizada na igreja de Nossa Senhora do Carmo em 10 de fevereiro de 1916.

Lendo as obras de Santa Teresinha e Beata Elisabeth da Trindade, durante um retiro espiritual, nasceu sua vocação para a vida de clausura.

Ingressou primeiramente no Carmelo de Mogi das Cruzes/SP, aos 29 de maio de 1937.

 

Ao receber o hábito de noviça recebeu o nome de Tereza Margarida do Coração de Maria. Emitiu os votos solenes aos 2 de fevereiro de 1942.

O Carmelo de Mogi das Cruzes era úmido demais, o que prejudicava a saúde das irmãs. A comunidade transferiu-se, então, para um novo Carmelo especialmente construído em Aparecida/SP, Carmelo Santa Teresinha.

Depois de algum tempo, diversos bispos pediram ao Carmelo de Aparecida a fundação de um novo Carmelo em suas dioceses. Entre estes estava o pedido insistente do Mons. João Rabelo de Mesquita, Vigário Geral da Diocese de Campanha. Irmã Tereza Margarida foi indicada e proposta para tal missão.

O mosteiro tornou-se cada vez mais um ponto de referência para os fiéis da região. Muitos procuravam a Nossa Mãe para pedir conselhos, orientação espiritual e ajuda. Logo as pessoas, como sinal de veneração e afeto começaram a chamá-la de Nossa Mãe.

Após um período de doença, adormeceu no Senhor, no dia 14 de novembro de 2005.

O carisma que a tornou conhecida na cidade, na diocese, e muito confiável ao povo de Deus, foi a sua capacidade de ouvir e aconselhar.

Devido à fama de santidade e de graças alcançadas por sua intercessão, o Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, de acordo com a Comunidade do Carmelo São José, introduziu em Roma o pedido para abertura do Processo de Beatificação, cujo Postulador é o Dr. Paolo Vilotta.

Chegando a resposta afirmativa de Roma, o Tribunal Eclesiástico foi constituído.

A Abertura Oficial do Processo acontecerá neste domingo, dia 4 de março de 2012, com procissão dos restos mortais de Nossa Mãe, saindo às 14h do Carmelo São José em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda, na cidade de Três Pontas/MG, onde haverá Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Sr. Bispo Diocesano, Dom Diamantino Prata de Carvalho, e Sessão de Abertura do Processo. Logo após, os restos mortais de Nossa Mãe, serão levados em  procissão e colocados na Capela especialmente construída, para que à sombra do Carmelo, junto às suas filhas, ela continue intercedendo por todos aqueles que a invocarem com confiança.

Pedimos comunicar todas as graças alcançadas pela intercessão de “Nossa Mãe” ao seguinte endereço:

Carmelo São José

Rua Amazonas, 40 - Bairro Santa Inês

Cep.: 37.190-000 - Três Pontas/MG

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar